Moto Notícias

Importância de Manter os Pneus Calibrados

05/02/2018

Veja a importância de manter os pneus calibrados

Você sabe que é importante manter os pneus com a pressão indicada, e que isso pode até interferir no consumo de combustível do veículo. Porém, como saber se estamos conduzindo o veículo com os pneus calibrados ou não?

Há uma tecnologia que auxilia o condutor nesse monitoramento da pressão dos pneus.
Essa tecnologia é composta por um sistema que controla a pressão dos pneus individualmente, para dar assistência ao condutor no caso de pneus com pressão irregular. Quando a pressão de um ou mais pneus está relativamente baixa, a luz indicadora de falha acende, informando ao motorista.

Cada conjunto de roda e pneu está equipado com um sensor de pressão – esse sensor fica localizado na haste da válvula, encoberto pelo pneu, não sendo possível a sua visualização. Por esse motivo, deve-se ter cuidado na troca do pneu para não danificar o sensor.

Caso a luz indicadora de falha do sensor acenda, procure um local para realizar a calibragem dos pneus.

Lembrando que conduzir o veículo com os pneus murchos pode acarretar em:

•Aumento do consumo de combustível
•Redução da vida útil dos pneus
•Prejuízo na dirigibilidade.

VERIFICAÇÃO PREVENTIVA

Mesmo se o veículo possuir o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, isso não exclui a necessidade de cuidados e avaliações periódicas, como, por exemplo, verificações visuais e da pressão dos pneus, e calibragem de acordo com a pressão indicada no manual do proprietário – geralmente a indicação é de verificação a cada duas semanas e com os pneus frios.

Caso necessite substituir a roda ou pneu do carro, é necessário repor o sistema de monitoramento de pressão, de modo a garantir que esteja funcionando da forma correta. Caso contrário, a luz indicadora do painel irá sinalizar uma falha no sistema.
Se o pneu estiver calibrado com a pressão indicada e mesmo assim a luz indicadora de falha mostrar avaria no sistema, leve o veículo a uma concessionária.

FICA A DICA

É recomendável que os pneus sejam verificados e calibrados sempre que necessário, independe se a baixa pressão atingiu ou não o limite detectável pelo sensor.

 

 


Voltar - Imprimir